2008 _ Morada Brasil

Coordenação: Fernando Maculan e Heloisa Crocco; arquitetura em coautoria com Mariza Machado Coelho; design gráfico: Marcelo Drummond, Mariana Hardy e Alessandra Soares; comunicação: Cynthia Massote.

A ideia que deu origem a este projeto surge durante uma das experiências coletivas do Laboratório Piracema de Design, quando Fernando Maculan e Heloisa Crocco imaginam um sistema de habitações unifamiliares que incorporasse os recursos de pré-fabricação de que atualmente dispomos, e ao mesmo tempo, que apresentasse um repertório de elementos construtivos formado a partir da pesquisa e releitura de referências construtivas tradicionais e modos de morar característicos de nosso país.

O desenvolvimento do projeto envolveu um grupo de profissionais de arquitetura, design e arte, além de uma série de empresas interessadas na produção seriada das residências.

As casas apresentam variações de área construída entre 80 e 210 m², com soluções arquitetônicas que atendem às mais recorrentes configurações: solteiro, 2 solteiros, casal, casal com um, dois ou três filhos. As composições modulares permitem a flexibilização de seus usos e do tipo de fechamento a ser utilizado, que parte de uma cartela pré-definida de opções, o que permite conjuntos formalmente diversos, no caso de condomínios.